Lei Ordinária nº 2.369, de 29 de novembro de 2018
Identificação Básica
Órgão
Tipo da Norma Jurídica
Lei Ordinária
Número
2369
Ano
2018
Data
29/11/2018
Esfera Federação
Municipal
Complementar ?
Não
Matéria
Data de Publicação
29/11/2018
Veículo de Publicação
DOM
Data Fim Vigência
01/10/2025
Pg. Início
Pg. Fim
Texto Original
Ementa
ALTERA a nomenclatura da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMMASDH) para Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), dispõe sobre a sua estrutura organizacional e dá outras providências.
Indexação
PL n. 241/2018
Autoria: Executivo Municipal
Publicação: DOM de 29.11.2018, edição n. 4.488, Ano XIX
Palavras-chave: Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, SEMMASDH, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Semasc, Estrutura organizacional, Subsecretário Operacional e de Assistência Social, Subsecretário de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos, a Semasc,
I – Órgãos Vinculados:
a) Conselhos Tutelares
b) Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS);
c) Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA);
d) Fundo Municipal de Direitos Humanos (FMDH);
e) Fundo Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência (FMAPD);
f) Fundo Municipal Antidrogas (FMAD);
II – Órgãos Colegiados:
a) Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);
b) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA);
c) Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH);
d) Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean);
e) Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD);
f) Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM);
g) Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad);
III – Órgãos De Assistência E Assessoramento:
a) Chefia de Gabinete;
b) Assessoria Técnica;
c) Assessoria de Comunicação;
IV – Órgãos de Apoio À Gestão:
a) Subsecretaria Operacional e de Assistência Social:
b) Diretoria de Área de Administração, Finanças e Planejamento:
1.1 Departamento de Administração:
1.1.1 Divisão de Administração:
1.1.1.1 Gerência de Contratos, Convênios, Outros Ajustes e Compras;
1.1.2 Divisão de Pessoal:
1.1.2.1 Gerência de Folha de Pagamento;
1.1.3 Divisão de Logística e Patrimônio:
1.1.3.1 Gerência de Almoxarifado;
1.1.3.2 Gerência de Transporte;
1.1.3.3 Gerência de Manutenção;
1.1.3.4 Gerência de Serviços Gerais;
1.1.4 Divisão de Tecnologia da Informação:
1.1.4.1 Gerência de Manutenção de Sistemas;
1.1.5 Divisão de Obras e Projetos:
1.1.5.1 Gerência de Projetos;
1.2 Departamento de Finanças :
1.2.1 Divisão de Orçamento e Finanças:
1.2.1.1 Gerência de Liquidação e Contabilidade;
1.2.1.2 Gerência de Prestação de Contas;
1.2.2 Divisão de Fundos Municipais:
1.2.2.1 Gerência do FMAS;
1.2.2.2 Gerência do FMDCA;
1.2.2.3 Gerência de Outros Fundos;
1.3 Departamento de Planejamento:
1.3.1 Divisão de Planejamento e Desenvolvimento:
1.3.1.1 Gerência de Projetos Especiais;
V – Órgãos de Atividades Finalísticas:
a) Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos:
1. Diretoria de Área de Políticas Setoriais:
1.1 Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher:
1.1.1 Divisão de Atendimento em Situação de Violência e Ações Afirmativas:
1.1.1.1 Gerência dos Serviços de Atendimento;
1.1.2 Divisão de Articulação de Políticas Públicas:
1.1.2.1.Gerência de Promoção de Políticas Públicas;
1.2 Departamento de Direitos Humanos:
1.2.1 Divisão de Promoção de Direitos Sociais e Econômicos:
1.2.1.1 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos das Populações Negras e Povos Tradicionais;
1.2.1.2 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Idosos;
1.2.1.3 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Relativos à Livre Orientação Sexual;
1.2.1.4 Gerência do Disque-Denúncia;
1.3 Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional:
1.3.1 Divisão de Segurança Alimentar e Educação Nutricional:
1.3.1.1 Gerência de Captação de Alimentos;
1.3.1.2 Gerência de Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares;
b) Diretoria de Área de Gestão do Suas:
1. Departamento de Gestão do Suas:
1.1 Divisão de Gestão do Trabalho, Vigilância e Regulação:
1.1.1 Gerência de Gestão do Trabalho;
1.1.2 Gerência de Regulação do Suas;
1.1.3 Gerência de Vigilância Socioassistencial;
c) Diretoria de Área de Proteção Social:
1. Departamento de Proteção Social Básica:
1.1 Divisão de Cadastro Único e Transferência de Renda:
1.1.1 Gerência do Programa Bolsa Família;
1.1.2 Gerência de Articulação Intersetorial;
1.2 Divisão de Gestão de Benefícios Assistenciais e Eventuais:
1.2.1 Gerência de Benefício de Prestação Continuada;
1.2.2 Gerência de Benefícios Eventuais;
1.3 Divisão de Serviços Socioassistenciais:
1.3.1 Gerência do Paif;
1.3.2 Gerência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
1.3.3 Gerência de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas;
2. Departamento de Proteção Social Especial:
2.1 Divisão Especial de Média Complexidade:
2.1.1 Gerência do Paefi;
2.1.2 Gerência do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias;
2.1.3 Gerência do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de
Serviço à Comunidade;
2.1.4 Gerência do Serviço Especializado em Abordagem Social;
2.1.5 Gerência de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
2.1.6 Gerência do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP);
2.2 Divisão Especial de Alta Complexidade:
2.2.1 Gerência do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;
2.2.2 Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua;
2.2.3 Gerência do Serviço de Proteção a Situações de Calamidade e Emergências;
2.2.4 Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos em Situação de Rua;
2.2.5. Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes sob Medida Protetiva;
2.2.6 Gerência do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias em Casa de Passagem.
cargos de provimento em comissão e as funções gratificadas, cargo de Assessor II, simbologia CAD-2; cargos de Assessor Especial I, simbologia CAE-3;
cargos de Assessor Especial II, simbologia CAE-2; cargos de Assessor Especial III, simbologia CAE-1
Quadro de Cargos em Comissão, Cargo Simbologia Quantidade, Secretário Municipal, Subsecretário,
Diretor de Área DAS-4,
Chefe de Gabinete DAS-3,
Diretor de Departamento DAS-3,
Assessor Técnico I DAS-3,
Chefe de Divisão DAS-2,
Assessor Técnico II DAS-2,
Gerente DAS-1,
Assessor Técnico III DAS-1,
Assessor I CAD-3,
Assessor II CAD-2,
Assessor III CAD-1,
Assessor Especial I CAE-3,
Assessor Especial II CAE-2,
Assessor Especial III CAE-1,
Quadro de Funções Gratificadas,
Chefia e Assessoramento FG-3,
Chefia e Assessoramento FG-2,
Chefia e Assessoramento FG-1,
Autoria: Executivo Municipal
Publicação: DOM de 29.11.2018, edição n. 4.488, Ano XIX
Palavras-chave: Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, SEMMASDH, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Semasc, Estrutura organizacional, Subsecretário Operacional e de Assistência Social, Subsecretário de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos, a Semasc,
I – Órgãos Vinculados:
a) Conselhos Tutelares
b) Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS);
c) Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA);
d) Fundo Municipal de Direitos Humanos (FMDH);
e) Fundo Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência (FMAPD);
f) Fundo Municipal Antidrogas (FMAD);
II – Órgãos Colegiados:
a) Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);
b) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA);
c) Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH);
d) Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean);
e) Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD);
f) Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM);
g) Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad);
III – Órgãos De Assistência E Assessoramento:
a) Chefia de Gabinete;
b) Assessoria Técnica;
c) Assessoria de Comunicação;
IV – Órgãos de Apoio À Gestão:
a) Subsecretaria Operacional e de Assistência Social:
b) Diretoria de Área de Administração, Finanças e Planejamento:
1.1 Departamento de Administração:
1.1.1 Divisão de Administração:
1.1.1.1 Gerência de Contratos, Convênios, Outros Ajustes e Compras;
1.1.2 Divisão de Pessoal:
1.1.2.1 Gerência de Folha de Pagamento;
1.1.3 Divisão de Logística e Patrimônio:
1.1.3.1 Gerência de Almoxarifado;
1.1.3.2 Gerência de Transporte;
1.1.3.3 Gerência de Manutenção;
1.1.3.4 Gerência de Serviços Gerais;
1.1.4 Divisão de Tecnologia da Informação:
1.1.4.1 Gerência de Manutenção de Sistemas;
1.1.5 Divisão de Obras e Projetos:
1.1.5.1 Gerência de Projetos;
1.2 Departamento de Finanças :
1.2.1 Divisão de Orçamento e Finanças:
1.2.1.1 Gerência de Liquidação e Contabilidade;
1.2.1.2 Gerência de Prestação de Contas;
1.2.2 Divisão de Fundos Municipais:
1.2.2.1 Gerência do FMAS;
1.2.2.2 Gerência do FMDCA;
1.2.2.3 Gerência de Outros Fundos;
1.3 Departamento de Planejamento:
1.3.1 Divisão de Planejamento e Desenvolvimento:
1.3.1.1 Gerência de Projetos Especiais;
V – Órgãos de Atividades Finalísticas:
a) Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos:
1. Diretoria de Área de Políticas Setoriais:
1.1 Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher:
1.1.1 Divisão de Atendimento em Situação de Violência e Ações Afirmativas:
1.1.1.1 Gerência dos Serviços de Atendimento;
1.1.2 Divisão de Articulação de Políticas Públicas:
1.1.2.1.Gerência de Promoção de Políticas Públicas;
1.2 Departamento de Direitos Humanos:
1.2.1 Divisão de Promoção de Direitos Sociais e Econômicos:
1.2.1.1 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos das Populações Negras e Povos Tradicionais;
1.2.1.2 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Idosos;
1.2.1.3 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Relativos à Livre Orientação Sexual;
1.2.1.4 Gerência do Disque-Denúncia;
1.3 Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional:
1.3.1 Divisão de Segurança Alimentar e Educação Nutricional:
1.3.1.1 Gerência de Captação de Alimentos;
1.3.1.2 Gerência de Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares;
b) Diretoria de Área de Gestão do Suas:
1. Departamento de Gestão do Suas:
1.1 Divisão de Gestão do Trabalho, Vigilância e Regulação:
1.1.1 Gerência de Gestão do Trabalho;
1.1.2 Gerência de Regulação do Suas;
1.1.3 Gerência de Vigilância Socioassistencial;
c) Diretoria de Área de Proteção Social:
1. Departamento de Proteção Social Básica:
1.1 Divisão de Cadastro Único e Transferência de Renda:
1.1.1 Gerência do Programa Bolsa Família;
1.1.2 Gerência de Articulação Intersetorial;
1.2 Divisão de Gestão de Benefícios Assistenciais e Eventuais:
1.2.1 Gerência de Benefício de Prestação Continuada;
1.2.2 Gerência de Benefícios Eventuais;
1.3 Divisão de Serviços Socioassistenciais:
1.3.1 Gerência do Paif;
1.3.2 Gerência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
1.3.3 Gerência de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas;
2. Departamento de Proteção Social Especial:
2.1 Divisão Especial de Média Complexidade:
2.1.1 Gerência do Paefi;
2.1.2 Gerência do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias;
2.1.3 Gerência do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de
Serviço à Comunidade;
2.1.4 Gerência do Serviço Especializado em Abordagem Social;
2.1.5 Gerência de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
2.1.6 Gerência do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP);
2.2 Divisão Especial de Alta Complexidade:
2.2.1 Gerência do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;
2.2.2 Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua;
2.2.3 Gerência do Serviço de Proteção a Situações de Calamidade e Emergências;
2.2.4 Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos em Situação de Rua;
2.2.5. Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes sob Medida Protetiva;
2.2.6 Gerência do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias em Casa de Passagem.
cargos de provimento em comissão e as funções gratificadas, cargo de Assessor II, simbologia CAD-2; cargos de Assessor Especial I, simbologia CAE-3;
cargos de Assessor Especial II, simbologia CAE-2; cargos de Assessor Especial III, simbologia CAE-1
Quadro de Cargos em Comissão, Cargo Simbologia Quantidade, Secretário Municipal, Subsecretário,
Diretor de Área DAS-4,
Chefe de Gabinete DAS-3,
Diretor de Departamento DAS-3,
Assessor Técnico I DAS-3,
Chefe de Divisão DAS-2,
Assessor Técnico II DAS-2,
Gerente DAS-1,
Assessor Técnico III DAS-1,
Assessor I CAD-3,
Assessor II CAD-2,
Assessor III CAD-1,
Assessor Especial I CAE-3,
Assessor Especial II CAE-2,
Assessor Especial III CAE-1,
Quadro de Funções Gratificadas,
Chefia e Assessoramento FG-3,
Chefia e Assessoramento FG-2,
Chefia e Assessoramento FG-1,
Observação
Revoga a Lei Delegada n. 18, de 31 de julho de 2013,
Altera a Lei n. 1.975, de 29 de abril de 2015
Altera a Lei n. 1.975, de 29 de abril de 2015
Assuntos
- Assistência social
- Cidadania
- Estrutura do Executivo Municipal
- Mulher
Normas Relacionadas
Revoga integralmente o(a)
Lei Delegada nº 18, de 31 de julho de 2013
Revoga integralmente o(a)
Lei Ordinária nº 1.975, de 29 de abril de 2015
Revogado(a) integralmente pelo(a)
Lei Ordinária nº 3.547, de 01 de outubro de 2025
Anexos Norma Jurídica